Fotos do Concerto

quinta-feira, 3 de julho de 2008







Orquestra de Lamego-uma grande aposta

terça-feira, 8 de abril de 2008

Extraído do Jornal A Voz de Trás-os-Montes, escrito por Adérito Silveira:
Realizou-se,nos dias 25,26 e 27 o Primeiro Estágio da Orquestra de Sopros e Percussão de Lamego da Academia de Música de Lamego. No complexo desportivo de Lamego, os sons da Orquestra invadiram todo um espaço,colorindo-o de curiosas e multifacetadas silhuetas de deslumbramentos...
Ao que foi dado a observar, este acontecimento musical foi um grande êxito em termos de realização de trabalho, pelas peças de grande envergadura apresentadas como objecto de estudo profícuo e pelo excelente convívio entre todos, onde se procurou partilhar experiências e delinear projectos.
Estes músicos que integraram esta orquestra são provenientes das mais variadas bandas filarmónicas,como Magueija, Pontido, Mateus, Portela, Vimioso, Felgar, Loivos, Valpaços, Carviçais, Carlão, Vila Flor, S. Cipriano, Lalim e S. Mamede de Riba Tua. Um elenco de bandas que são hoje pequenos conservatórios e verdadeiras escolas de música e de vida. Aqui neste estágio depuraram-se pormenores de técnica e afinação, de trabalho conjunto e interpretação. Ao fim destes três dias, os jovens músicos supreenderam, pela demonstração de capacidades e talento, este pontuado nas diversas intervenções solísticas e de conjunto de naipes a fazer inveja a algumas formações com alguns anos de existência.
Como que maravilhado pela própria paleta instrumental, o Maestro Alexandre Silveira Fraguito ofereceu como material de trabalho um conjunto de partituras revestidas de empolgância técnica e fôlego épico, sobretudo nos andamentos extremos, deslumbrando na apresentação final do trabalho, onde todos os naipes supreenderam e aos poucos foram ganhando corpo e coesão.
A capacidade intensa e expressiva do Maestro, na sua forma de comunicar e depurar todo a linguagem musical, foi nota dominante que merecem aplausos e apoios no sentio de se poder dar continuidade a um projecto muito interessante, dando resposta a uma região ainda carente deste tipo de eventos mas que poderá ser no futuro uma referência e uma mais-valia no despertar de sensibilidades dos jovens e da população Lamecense em geral.
A Câmara Municipal apoiou esta iniciativa e. com isso revelou uma capacidade interventiva de louvar e uma sensibilidade que irá, certamente, contribuir para colmatar necessidades musicais de muitos jovens e dar resposta, ao mesmo tempo, à implantação de uma Orquestra em Lamego que dignifique e projecte uma cidade com muita história e cultura.
É de esperar que a população de Lamego esteja atenta aos diversos e aliciantes concertos que se avizinham, com uma Orquestra que, francamente, promete pela sua justa e reconfortante forma de tocar.